terça-feira, 28 de junho de 2016

Cuidado com suas finanças! Siga 5 dicas para evitar dar cheques sem fundos.

Cheques sem fundos crescem no Brasil. Reflexo da crise e da falta de educação financeira.


Em maio, o nível de devoluções de cheques cresceu substancialmente no Brasil. O índice chegou a 2,39%, só ficando abaixo do mesmo mês em 2009, quando se atingiu a marca de 2,52%. Duas das principais causas são, sem dúvida, o aumento no número de desempregados e de empresas que estão passando por dificuldades, chegando muitas vezes a atrasar ou pagar apenas parte do salário dos funcionários. 


Porém, embora sejam problemas fáceis de serem detectados, já que estão aí escancarados aos nossos olhos – seja porque hoje quase todo mundo conhece alguém nesta situação ou porque a mídia trata do assunto quase que diariamente –, não podemos esquecer que essa dificuldade financeira torna-se ainda maior quando não se tem educação financeira, o que infelizmente, ainda é muito comum na nossa população.


Muitos são aqueles que compram usando cheques pré-datados, perdendo totalmente o controle daquilo que está pra ser debitado na sua conta. Mas o que fazer se já passou cheques que ainda serão depositados e agora foi demitido?
Segue aqui cinco dicas para evitar esse transtorno:


1) Se você foi demitido, é imprescindível que se faça um diagnóstico do seu padrão de vida, o readequando a sua atual condição. Não esqueça que, de agora em diante, enquanto não conseguir um novo emprego, você só terá saída de dinheiro; 


2) Verifique suas despesas e corte tudo aquilo que é supérfluo. Você não precisa deixar de "viver a vida", mas busque, de preferência, alternativas gratuitas;


3) Ao sacar o saldo da sua rescisão e do seu FGTS, não saia usando esse dinheiro. Você não sabe quanto tempo ficará desempregado. Utilize-o realmente para manter o mínimo de suas despesas que realmente são necessárias.


4) Se tem dívidas, entre em contato com seus credores e renegocie, buscando evitar juros. Explique sua situação e deixe claro sua intenção de pagar o que deve. Pode ter certeza que, para o comerciante, mais vale um cliente com uma dívida que poderá ser paga do que um cliente inadimplente.


5) Não dê mais cheques pré-datados, para não aumentar a "bola de neve". Compre somente o que é extremamente necessário, à vista e com desconto; 

Essas são apenas algumas das orientações com o viés da educação financeira. Sempre é tempo de destacar que uma mudança de comportamento dá a qualquer um, independente da condição social, uma base segura pra a sustentabilidade financeira. 

Boa sorte!

Paz, luz, saúde e prosperidade!

Sandro Mattos - Gestor e Educador Financeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.