sexta-feira, 1 de julho de 2016

Boa notícia - A tarifa de energia elétrica vai cair em SP



Conta de luz continua sem taxa extra em julho; tarifa vai cair em São Paulo

Fonte: BOL


A taxa, chamada bandeira vermelha, começou a ser cobrada em janeiro de 2015. Foi mudando de cor, de acordo com a situação dos reservatórios das hidrelétricas, e deixou de ser cobrada desde abril.

Conta cai em São Paulo

Além de manter a bandeira verde, a conta de luz vai ficar mais barata a partir de segunda-feira (4) para os moradores da capital paulista e de outros 23 municípios da região metropolitana.
Ao todo, serão beneficiadas 6,9 milhões de casas e empresas atendidas pela AES Eletropaulo.
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou uma redução média de 7,3% para casas e comércios. Para as indústrias e grandes consumidores, a queda deve ser de 9,74%.

Pouca chuva, conta mais cara

Quando há pouca chuva, o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas cai, o que diminui a produção de energia. Para compensar essa queda, o governo manda acionar usinas termelétricas, a carvão, que são mais caras. Foi o que aconteceu no país desde 2013.
Foi criada, então, a bandeira vermelha, cobrança extra na conta de luz para bancar esses custos maiores na produção de energia.
Neste ano, a situação melhorou: choveu mais e subiu o volume dos reservatórios das hidrelétricas. Além disso, o consumo das famílias e indústrias caiu, e novas usinas começaram a funcionar.
Por isso, a bandeira foi sendo alterada ao longo do tempo:
Mesmo assim, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pede que os consumidores façam o uso eficiente de energia elétrica e combatam os desperdícios.
(Com Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.