sexta-feira, 15 de julho de 2016

Saiu o 2º lote do IR 2016. O que fazer com o dinheiro?
















Saiu nesta sexta-feira, dia 15 de julho, o segundo lote de restituição do IR 2016.
O que fazer com o dinheiro?
Em primeiro lugar você precisa fazer um diagnóstico pra ver como está a sua situação financeira no momento.
Caso esteja inadimplente, com uma dívida que cresce a cada dia por conta dos juros, busque quitá-la se isso for possível, ou ao menos, amortize o valor principal, pois é ele que impacta diretamente nos juros cobrados. Sempre é bom lembrar que, com dinheiro na mão você passa a ter poder de negociação. Peça isenção total dos juros para o pagamento à vista dessa dívida. O credor quer receber e, o quanto antes pra ele, melhor. Use isso a seu favor.
Agora, se não tem nenhuma dívida que esteja "crescendo como um bolo no forno", o melhor a fazer é poupar esse dinheiro. Se você precisa de liquidêz (ter o dinheiro disponível a qualquer momento), procure a caderneta de poupança ou um CDB de liquidêz diária.
Agora, se não tem pressa, você pode usar essa quantia pra fazer crescer "outro bolo": o dos rendimentos á seu favor. Só tome o cuidado de analisar qual é o melhor investimento, tanto em rendimento, quanto no período que esse dinheiro vai ficar "preso", pois os investimentos que pagam mais, são aqueles que possuem data futura de retorno alongada, ou seja, antes daquela determinada data não é possível sacar esse dinheiro.
Então nunca esqueça dessa detalhe: rendimento alto é muito bom, mas tenha sempre alguma coisa guardada na manga, uma aplicação com liquidêz disponível, pois as necessidades ou oportunidades podem bater à sua porta em qualquer momento.

É melhor prevenir do que remediar.

Boa sorte!
Paz, luz, saúde e prosperidade!
Sandro Mattos - Educador Financeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.