segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Prepare-se para o próximo ano.

Vamos falar um pouco sobre finanças pessoais. O ano está acabando. Hora de relembrar tudo o que aconteceu e começar a colocar o papel o que você quer para sua vida, visando já o próximo ano.

Antes de tudo, busque avaliar qual é o seu momento. Você está inadimplente, tem dívidas controladas, consegue guardar dinheiro ou é um investidor, que faz o dinheiro trabalhar em seu favor?
Faça um controle diário de todas as suas despesas, por um período mínimo de um mês. Marque tudo, tudo mesmo, do aluguel ao cafezinho, da escola do seu filho à gorjeta dada no semáforo para um pedinte.

Veja o total gasto destas despesas após esse período e com certeza se surpreenderá com os números apresentados.
Depois junte sua família para um bate-papo, não para falar de cortes de despesas, mas pra falar de sonhos a serem realizados. Sonhos pessoais e de toda a família. Não esqueça de colocar as crianças nessa reunião. Todos devem participar. Veja quando custará cada um destes sonhos, em quanto tempo eles poderão ser realizados e só depois disso, você e os demais membros da família entenderão que é necessário "cortar" despesas, especialmente aquelas que estão exageradas ou são supérfluas, sempre lembrando que isso é para que possam conquistar esses objetivos.

Monte um orçamento onde sua prioridade será, antes de tudo, guardar parte do dinheiro para a realização destes sonhos. Com o restante você vai montar seu novo perfil financeiro, uma vez que terá que se adaptar com esse saldo , sem estourar esse valor, para levar sua vida daqui pra frente. Isso é importante, porque muita gente vive num padrão que não é sua realidade, ou seja, vive como se ganhasse mais, usando dinheiro do banco. Não caia nessa. Para realizar seus desejos, use do bom senso e não vire escravo das dívidas. Espere, tenha paciência!
E por último, não esqueça de juntar um pouco visando seu futuro, sua independência financeira ou pelo menos, uma aposentaria sem sofrimentos.

E não esqueça: sempre que possível, consulte um educador ou terapeuta financeiro.
Boa sorte!

Paz, luz, saúde e prosperidade!
Sandro Mattos - Educador Financeiro

Blog http://prosperidadepessoalefinanceira.blogspot.com
Palestras, Workshops, Cursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.